Buscar

Durante Showtec, Governador reforça apoio à gestão de Marcos Calderan e Maurão: “O que é bom, tem que continuar”

Na última terça-feira (21), ocorreu a abertura da Showtec 2024, chegando a sua 27ª edição, conta com recorde de expositores, apostando em inovação, tecnologia e muita pesquisa para auxiliar os produtores rurais na produção agrícola de todo o estado.

A expectativa desta 27ª edição da Showtec, segundo a Fundação MS, é de atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação. No ano passado, o evento atraiu 25 mil pessoas e movimentou R$ 600 milhões em negócios realizados na feira.

O Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, foi o anfitrião, juntamente com o Presidente da Fundação MS, Daniel Franco, recepcionando autoridades, visitantes, expositores e produtores, durante visitação a diversos stands, Marcos enalteceu a vocação do agro que o município possui.

“Showtec representa muito para Maracaju, pesquisa, inovação, tecnologia e neste ano, recorde de expositores, não tenho dúvidas do crescimento gradativo, sólido e expressivo que este evento conquista a cada ano. Produtores rurais são exemplos de resiliência, sabemos dos desafios e dificuldades enfrentadas, especialmente neste ano atípico, além do apoio de conhecimento que a Fundação MS traz, certamente, nossa gestão continuará apoiando a produção, vocação direta de nossa cidade e grande responsável pelo sucesso de Maracaju estado afora. Parabéns Fundação MS, Parabéns Produtores”, destacou Marcos Calderan.

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel esteve presente, durante discurso aos produtores, expositores, técnicos e visitantes, reforçou que o agro sul-mato-grossense deve muito a Fundação MS.

"O agro do Mato Grosso do Sul e a economia do Estado deve muito à Fundação MS, pelo que ela construiu ao longo dos anos. O Showtec é a grande vitrine. Nestes mais de 20 anos de trabalho, a Fundação MS construiu um conjunto de informação e validação de tecnologia que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul", salientou Riedel.

O Governador ainda completou que "se nós somos o que somos hoje, é porque nós tivemos a Fundação presente, com o produtor rural, desbravando novas tecnologias, validando, orientando. Creio que uma das grandes ações do Showtec e da própria Fundação é validar as grandes inovações que a ciência e a pesquisa estão produzindo".

Outra fala que chamou bastante atenção dos presentes foi um enaltecimento direto de Riedel a gestão de Marcos Calderan e Maurão, gestores do município desde o ano de 2020.

“Quero cumprimentar nosso Prefeito, Marcos Calderan e o Mauro, dupla de lideranças de Maracaju e em vosso nome, cumprimentar toda a equipe, pessoas que fazem acontecer e representam muito bem o anseio de uma sociedade diversa, que demanda, exige na área da saúde, educação e segurança pública, vocês ‘pegaram’ isso com muita vontade e amor, não tenho nenhum problema de falar que é o que é bom, tem que continuar”, afirmou Riedel.

A fala, amplamente aplaudida, vai ao encontro do crescimento expressivo do município, já que nos últimos anos, sob a tutela de Calderan, Maracaju comemorou muitas entregas, recuperação de ruas, sinalização, ampliação de investimentos na saúde e um histórico investimento na educação, alcançando a cifra de 60 milhões em construção, reforma e ampliações de Escolas e CIEI’s.

Após a abertura oficial do Showtec que transcorre até quinta-feira 23-05, Marcos Calderan e Riedel, acompanhado de outras autoridades, visitaram stands, entre eles da Patrulha Rural da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Embrapa. Além da exposição de produtos e serviços e ligados ao agro, o Showtec contará 16 palestras sobre diversos temas.

Autoridades presentes

Participaram do evento de abertura da Showtec 2024, além do Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e do Governador do MS, Eduardo Riedel, o Vice-Prefeito, Mauro Christianini, Deputado Estadual, Renato Câmara, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, Secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, Primeira-Dama de Maracaju, Meire Calderan, Secretária Municipal de Governo, Cléo Wosniak, Secretária Municipal de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joaquim Herrera, Secretário Municipal de Cultura, Rafael Fernandes Jara, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, Chefe de Gabinete, Dayani Barbosa, Gerente da SANESUL – Unidade Maracaju, Agnaldo Lopes, Presidente da Câmara, Robert Ziemann, Vereadores, Nego do Povo, Catito, Gustavo Veterinário, Oseias Enfermeiro e Nenê da Vista Alegre, Comandante da Polícia Militar, Danielle Grotti, Comandante do Corpo de Bombeiros, Lucas Medrado, Delegado de Pol´ciai Civil, Dr. Pedro Paiva, Presidente da Copasul, Gervasio Kamitani, Presidente da Sicredi Pantanal, Emerson Perosa, Diretor da UEMS – Unidade Maracaju, Reitor da UEMS, Laércio Carvalho, Professor Alex Sandro Richter von Mühlen, Presidente da OCB/MS, Celso Régis, Diretor Tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, Presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, Presidente da Fundação MS, Daniel Franco, além de outras autoridades, técnicos agrícolas, agrônomos, produtores rurais e a comunidade em geral.