Buscar

Primeira-Dama de Maracaju participa de ato em comemoração aos 25 anos do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

Em viagem internacional a convite do SEBRAE e do Programa Cidade Empreendedora, acompanhando o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a Primeira-Dama, Meire Calderan, participou de uma solenidade especial na Embaixada da Suécia. O evento foi conduzido pela embaixadora Maria Edileusa, em alusão aos 25 anos do decreto da ONU pela eliminação da violência contra a mulher.

A data, celebrada anualmente em 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher ou Dia Laranja, destaca-se como um marco global na conscientização sobre violência de gênero e promoção dos direitos humanos. A data homenageia as irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, assassinadas em 1960 pelo regime ditatorial na República Dominicana.

Durante o evento, Meire Calderan enfatizou o papel de Maracaju como referência estadual com sua Coordenadoria da Mulher, que é apadrinhada por ela e já inspira outras cidades do Mato Grosso do Sul.

"É um orgulho representar Maracaju em um momento tão significativo. Nosso município não apenas reconhece a gravidade da violência de gênero, mas também age ativamente para combatê-la. A Coordenadoria da Mulher é prova disso, sendo um modelo de acolhimento e proteção. Queremos mostrar que cidades menores também podem liderar grandes mudanças e servir de exemplo para outros municípios do estado e do país", afirmou a Primeira-Dama.

Na ocasião, Meire acompanhou a exibição de diversos quadros, feito por renomados artistas da localidade, ligados ao tema de violência contra à mulher, tais obras de arte servem de uma positiva reflexão ao tema, gerando um envolvimento de todos, quanto a importância de trabalhar políticas públicas para a solução da violência doméstica, problema que, infelizmente, assola não apenas Maracaju, mas todos os municípios do país e mundo.

Além do compromisso com as pautas sociais, a viagem também proporciona à gestão municipal a oportunidade de conhecer soluções inteligentes para serem implementadas em Maracaju. Apenas dois prefeitos foram selecionados para a missão: Marcos Calderan, de Maracaju, e Eduardo Campo, de Ponta Porã.